domingo, 2 de maio de 2010

Culto Dominical (Fé, a Fielidade do Crente)

Palavra da Noite: Fé, a Fielidade do Crente
Versículo: Hebreus 11

Quando lemos Hebreus 11, aprendemos que a “fé é a certeza das coisas que esperam, e a prova das coisas que não se vêem”. Todo esse capitulo é dedicado a narrar a fé dos santos no Antigo testamento. É por meio dela que cremos que o mundo foi criado por Deus. Através da fé, os personagens do Antigo Testamento alcançaram bom testemunho diante de Deus e foram salvos. Os irmãos do Antigo Testamento tinham fé no que ainda viria (Jesus Cristo), e nós temos fé naquele que já veio e que não conhecemos pessoalmente, mas cremos que Ele existe e que por Ele somos salvos.

Tipos de Fé
“Ué, e existem tipos de fé? A fé não é única?” Você pode estar se perguntando. Realmente a fé é uma só, mas se expressa de vários modos. No livro “O Fruto do Espírito Santo”, o pastor Antonio Gilberto apresenta as seguintes definições:

a. A fé natural. Todos nós nascemos com esta fé. É por meio dela que confiamos nas pessoas, nos profissionais da saúde, acreditamos que aquilo que é dito por nossos professores é verdadeiro. Por meio da fé natural, a pessoa pode acreditar que Deus existe sem ter uma relação pessoal com Ele.
b. A fé salvífica. Esta fé nasce no coração quando ouvimos a palavra de Deus ungida pelo Espírito Santo (Efésios 2:8-9), a mensagem do Evangelho (Romanos 10:14). É através dela que confessamos os nossos pecados e aceitamos a salvação de Deus (At 16:30-31).
c. A fé viva. Quando já somos convertidos, temo uma fá que é a confiança firme em Deus, uma fé que nos auxilia a confiar no Senhor em todas as circunstâncias, porque estamos seguros Nele.
d. O dom da fé. Esta é a fé relacionada aos milagres realizados pela igreja; é o dom do Espírito Santo citado em 1 Coríntios 12:9.
e. O fruto da fé (fidelidade). Diferente do dom, este tipo de fé é um aspecto do fruto do Espírito, crescendo dentro de nós (2 Coríntios 10:15; 2 Tessalonicenses 1:3). É essa fé que nos torna dignos de confiança para com Deus.

“15- não nos gloriando além da medida em trabalhos alheios; antes tendo esperança de que, à proporção que cresce a vossa fé, seremos nós cada vez mais engrandecidos entre vós, conforme a nossa medida”. (2 Co 10:15)

“3- Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós transborda de uns para com os outros”. (2 Tes 1:3)

f. A fé como crença. Quando cremos em alguma coisa, chamamos isso de fé pessoal; a doutrina e as verdades nas quais cremos se tornam nossa fé.

Pregador: Pr. Paulo Araujo
Fonte: Bíblia Sagrada e Livro (O Fruto do Espírito Santo)
Local: Igreja Batista Restauração em Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário